Teoria do Desenvolvimento Econômico
Trabalho apresentado ao curso de Administração da Faculdade de Pinhais- FAPI, como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina de Planejamento Estratégico.
Prof. Joel F. Reis
PINHAIS 2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste em uma apresentação teórica sobre a vida de um grande economista, que ao seu modo, construiu uma visão critica dos sistemas o qual vivenciava e discutia-se em sua época. Colocou as diferenças entre Capitalismo e Socialismo, sendo que seus pensamentos seguem os padrões Capitalistas.
No decorrer do trabalho, além de uma parte da vida do autor, encontra-se um resumo de parte de uma das suas principais obras , bem como seus pensamentos onde coloca suas ideias revolucionarias, destacando-se o que ele conceitua como fluxo circular, onde as Empresas consideradas Capitalistas, em constante equilíbrio, oferecem bens e/ou serviços para as famílias que retornam ou pagam através do capital. Este fluxo circular Schumpeter destaca como um fluxo monótono, sem grandes expectativas, e o único meio de quebrar este fluxo é através de uma inovação.
É ai que entra a figura do empresário inovador, aquele que tem ideias criativas é capaz de quebrar este fluxo. Schumpeter coloca como “produtor inovador” e cria o conceito da “destruição criativa”, onde apenas uma ideia criativa, ou seja, as novas criações podem quebrar o fluxo circular. Porém este se torna novamente monótono até a espera de um novo modelo a ser apresentado.
JOSEPH ALOIS SCHUMPETER
Antes de completar os 30 anos, Schumpeter havia escrito dois excelentes livros. Chegou a advogar no Cairo; foi criador de cavalos; Ministro da Fazenda na Áustria;