Os Cinco Elementos e a Acumpuntura
ESTÉTICA E COSMÉTICA
Terapias Especiais
Os Cinco Elementos
FORTALEZA-CE
2014
OS CINCO ELEMENTOS
A Medicina Tradicional Chinesa associa os cinco elementos (que são Fogo, Madeira, Água, Terra e Metal) aos órgãos do corpo humano. Os elementos regeriam, assim, os seguintes órgãos: Fogo – coração e órgãos associados; Madeira – fígado e órgãos associados; Terra – Baço e órgãos associados; Metal – Pulmões e órgãos associados; Água – Rim e órgãos associados.
Basicamente, cada ser humano tem um elemento que se relaciona com sua personalidade, estilo de vida, cosmovisão e modo de lidar com as outras pessoas, assim, observando as características de cada elemento, pode-se equilibrar a energia de cada ser e, ainda, melhorar as relações interpessoais dos indivíduos, uma vez que o estudo dos elementos facilita a compreensão das personalidades que nos cercam. Os seres humanos seriam, baseado nesse estudo, influenciados por pelo menos um dos cinco elementos.
Após avaliação e diagnóstico, muitas vezes já é possível identificar qual elemento que se destaca, desta forma, o equilíbrio é ajustado. Cada elemento possui um órgão considerado alvo, assim que conseguimos equilibrar a energia protegemos seu órgão correspondente.
Cada elemento possui particularidades, algumas de suas características são:
Fogo: O fogo tem a força e o poder de desenvolver o melhor de nós mesmos, estimula nossos ideais mais nobres favorecendo o nosso sentimento de plenitude e bem-estar. O elemento fogo simboliza a energia Yang no seu estágio mais radiante e expansivo. Essa fase é representada pelo verão e meio-dia. O fogo acolhe a urgência por movimento e envolvimento, filho de madeira o que lhe dá a razão de viver, a consciência e a auto-estima. Só a água é capaz de apagar o fogo. O estado negativo de uma pessoa deste elemento provoca um descontrole da atividade da pessoa levando-a a um