Tae sistemas de informação
É devido ao funcionamento coordenado de recursos cognitivos e às múltiplas conexões que o cérebro tece através de uma rede complexa de neurônios, que as pessoas podem conhecer o mundo e atuar nele. Inúmeros vínculos ocorrem, entre a cognição, a afetividade, a sensibilidade e a motricidade. A Neuropsicologia estuda esse funcionamento e os distúrbios decorrentes de lesões no cérebro, que é o órgão do pensamento, a sede da consciência. As pesquisas em Neuropsicologia buscam melhores formas de avaliar, de reabilitar e de desenvolver estratégias, técnicas ou recursos que permitam melhorar a qualidade de vida das pessoas. Como qualquer mudança envolve um aprendizado, não apenas os clínicos e pesquisadores ligados à saúde, mas também educadores, participam desses estudos citados.
Cada vez que acontece um encontro significativo de pessoas comprometidas com um desenvolvimento humano saudável, uma esperança se reascende. Entretanto, quando muitas pessoas, que encaram com seriedade as questões debatidas em suas especialidades se une, as expectativas são largamente superadas em seus resultados. É o que acontece neste livro!
O segundo livro Temas Multidisciplinares de Neuropsicobiologia e Aprendizagem trata de assuntos indispensáveis, envolvendo desde a infância e adolescência até a idade adulta e o idoso. Ele começa com estudos que discutem a alfabetização infantil e apontam soluções necessárias para mudar a triste realidade da educação brasileira e suas consequências, enquanto, no capítulo seguinte, é reclamada a urgência de mudanças, conclamando um movimento de tolerância zero para uma situação real e tocante desse que é um dos problemas mais trágicos do Brasil, as condições de ensino que colocam o Brasil entre os piores do mundo! Esses textos solicitam uma ação, proposta nesse encontro de estudos: não mais uma constatação passiva, mas um desejo de intervir que mobiliza aqueles que estão conscientes do