mestres da filosofia
Para Sartre, o homem primeiramente existe, se descobre e depois se define se não é definido é porque não é nada. O homem é o que ele quer que seja como ele será depois da existência. Só o ser humano existe, porque é consciente e livre.
Já as coisas depois de criadas já são definidas, mas com características que nos permitem usá-las. Não é livre e não tem consciência, apenas foram criadas para o uso. “É a consciência que distingui o ser humano das coisas e dos animas.” Jean-Paul Sartre.
7- o que acontece ao individuo quando se percebe “para si”, aberto às possibilidades de construir ele próprio a sua existência? E como isso acontece? Descobre que não a ninguém para orientar o seu caminho, encontrando a porta aberta, disponível para o futuro “condenado a ser livre”. Sartre cita uma frase “se Deus não existe, então tudo é permitido” que expressa que os valores não são dados nem por Deus nem pela cultura ou sociedade, mas sim, o próprio individuo pode inventá-los.
8- Descreva o que o Platão distingue por Ética, a felicidade e a virtude:
Platão fala que a felicidade não esta em bens materiais, nem em prazeres, mas sim, exercer a inteligência, a atividade da alma, as ações que nos torna mais feliz. A virtude é um ato que temos a excelência de desempenhar, tendo como objetivo clarear nossas vidas, deste modo, nos tornando um ser mais especial, pois o fato de saber fazer melhor aquilo que somos capacitados nos deixa bem, e habilitados para isso.
10- Explique qual é o sentido da frase de Epicuro: “Chamamos ao prazer principio e fim da vida feliz”.
A frase de Epicuro menciona que o “prazer é o inicio e o fim de uma vida feliz”. Acredita-se que a real felicidade advém da satisfação imediata dos prazeres, sobretudo de consumismo: ter uma bela casa, um carro possante, muitas roupas de marca, boa comida e também pela incapacidade de tolerar qualquer desconforto,