Livro
Ellen White elaborou muitos pensamentos filosóficos, entretanto, possuía algum receio quanto à filosofia e os filósofos porque a maioria deles apresentava teorias especulativas que eram opostas à Bíblia segundo sua interpretação. A seção deste capítulo, intitulada “Pontos de vista de Ellen White sobre filosofia”, mostra sua atitude para com a filosofia de sua época e das épocas anteriores. Enquanto desacreditava aquilo que chama de falsa filosofia, tinha muitas teorias filosóficas próprias, algumas vezes bem codificadas, outras não formuladas por completo. A segunda seção deste capítulo apresenta alguns princípios de sua filosofia de vida conforme a perspectiva deste investigador. A terceira seção considera um dos seus principais pontos de vista, o conceito de equilíbrio. Sua ênfase sobre a conveniência de equilíbrio, simetria e harmonia, aparecem em diversas partes de seus escritos.
Este capítulo é uma introdução à filosofia de Ellen White no geral. O capítulo 2 complementa este capítulo apresentando sua filosofia de religião. Também o capítulo 3 se intitula “A Filosofia de Ellen White Sobre Educação” trazendo uma síntese de seus conceitos na área da educação. Os capítulos 4 e 5 tratam dos temas relacionados aos objetivos da educação e do professor respectivamente.
Pontos De Vista De Ellen White Sobre A Filosofia
Resumo
A filosofia é boa enquanto não entra em conflito com os ensinamentos das Escrituras. Isto se explica devido ao conteúdo que os filósofos geralmente apresentam nas especulações de seu próprio pensamento, seus ensinos os quais se diferem ou se opõem à filosofia da Bíblia. Os jovens em sua imaturidade mental são especialmente sensíveis à influencia da falsa filosofia, portanto deviam se resguardar dela. Isto pode ser feito mediante sua educação nas escolas que ensinam apenas a filosofia que se harmoniza com a Bíblia.
Definição dos termos:
Filosofia
“Uma visão integrada e pessoal, que serve