Economia
Emprego e crescimento econômico são variáveis macroeconômicas bastante interdependentes e, sem dúvida, interferem decisivamente nas decisões eleitorais. O texto revela um cenário de reduzida taxa de desemprego aliada a baixos níveis de crescimento econômico. Como esta combinação pode provocar pressão inflacionária caso o Governo deseje estimular um maior crescimento do PIB? Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.
O consumo é um dos fatores mais importantes para o crescimento do PIB, com o desemprego reduzido, mais pessoas consomem devido ao acrescimo na renda financeira, adquirindo um maior poder aquisitivo. Contudo, existem pontos que mostram um lado negativo na redução do desemprego, que é o baixo crescimento econômico. Isso serve como um indicador para a pressão inflacionária, devido ao poder de compra mais espalhado, é necessário uma economia em crescimento para que a demanda seja atendida como a economia não cresce, a demanda chega a um nível maio que a procura, gerando inflação.
QUESTÃO 2
O texto sugere que os preços de energia e combustíveis estariam “segurados artificialmente”. Explique o princípio de formação do preço de equilíbrio em um mercado de concorrência perfeita e conclua se o processo mencionado no texto condiz com esta teoria. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.
Um tipo ou estrutura de mercado que exista um grande número de produtores e consumidores, essa é a concorrência perfeita. A influência individual de grandes empresas no mercado não existe nessa situação, porquê o conjunto das empresas que determina a oferda do mercado, que com a interação com a demanda determina o preço. Com o preço determinado, independe a quantia de produção de qualquer empresa, esta terá que vender no mesmo preço.
QUESTÃO 3
O texto admite uma expectativa de inflação elevada em 2015 por conta do ajuste do Governo nessas tarifas de energia e combustíveis. Explique a diferença entre