Os cartéis e a teoria dos jogos
Módulo: I e II
Atividade: I
Título: Os cartéis e a teoria dos jogos
Aluno:
Disciplina: Economia Online
Turma:POSADMSCS-02
Introdução
O objetivo deste trabalho é definir o que são cartéis, com exemplos famosos e como eles podem afetar a nossa economia, suas consequencias legais e qual o papel do CADE neste processo. Além disso, a definição e possível aplicação da teoria dos jogos nesta situação.
Principais características do cartel
Cartel é um acordo explicito ou implicito entre empresas, e tem como objetivo fixar altos preços, condições de venda e produção entre concorrentes.
Esta prática iniciou em meados do século XIX, e normalmente ocorre em mercados oligopolísticos, onde, através da padronização de produtos e preços entre empresas, torna-se uma operação forçada de monopólio.
Os cartéis prejudicam a economia pois impedem o exercicio da livre-concorrencia, afetando consumidores e produtores de menor porte. Além disso, afetam a área de tecnologia e inovação, uma vez que novos produtos e processos são impedidos de surgir no mercado.
No Brasil, esta prática é considerada crime e pode ser punida nos termos do artigo 36 da Lei 12.529/2011.
Importância do CADE
O Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC) é responsável pela prevenção e garantia de uma economia competitiva, e é composto pela Secretaria de Direito Econômico (SDE), órgão do Ministério da Justiça; pela Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), órgão do Ministério da Fazenda; e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
O CADE, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Justiça, e é responsável pela determinação, investigação e julgamento de processos de conduta anticompetitiva.
Sua missão é zelar pela livre concorrência no mercado, e suas principais funções são:
- Analisar e decidir sobre fusões e aquisições de grandes empresas.
- Investigar e julgar cartéis e condutas nocivas.
- Disseminar o conhecimento