Os benefícios do exercício físico na prevenção da osteoporose
Introdução: A atividade física influencia a manutenção das atividades ósseas normais, e por este motivo vem sendo indicada no tratamento da osteoporose. O presente estudo teve como objetivo analisar as publicações científicas relacionadas às intercorrências da osteoporose na qualidade de vida. A osteoporose é um problema de saúde clínico e social, envolvendo a população idosa, caracterizado pela diminuição de cálcio nos ossos devido ao desequilíbrio entre a absorção e reabsorção, o que leva à perda de massa óssea.
Objetivo: Verificar na literatura científica a influência do exercício físico na prevenção e no tratamento da osteoporose.
Metodologia: Os exercícios indicados para a prevenção e o tratamento da osteoporose são os realizados com pesos (musculação, ginástica localizada e afins), ou aqueles em que o peso do corpo é usado como sobrecarga. . O que acontece é o seguinte: quando uma força é aplicada sobre o osso, ela gera uma leve curvatura, desencadeando uma série de reações que estimulam as células locais a aumentar a massa óssea para suportar o esforço. O contrário acontece na falta de aplicação de força sobre os ossos: se eles nunca são desafiados, jamais “sentirão necessidade” de se fortalecer, e acabam perdendo massa. Por esse motivo o peso total do corpo influencia a densidade mineral óssea, fazendo com que as pessoas mais pesadas tenham ossos mais fortes. Essa parece ser a única vantagem daqueles que têm um peso acima do normal.Os esportes se encaixam nesta mesma lógica. Esportes que proporcionam mais impacto, como corrida, basquete ou vôlei, em que o peso do corpo em movimento é lançado sobre os pés e a ossatura em geral, demonstraram ter um resultado mais positivo na manutenção da resistência dos ossos. Na realidade, algumas pesquisas vêm indicando que apenas alguns saltos por dia podem aumentar a densidade óssea. Isso aponta que mesmo pessoas de mais idade podem aproveitar os