Artigo benefícios do treinamento aquático e do treinamento contra resistido na mulher idosa com osteoporose
Benefícios do Treinamento aquático e do Treinamento Contra Resistido na Mulher Idosa com Osteoporose
Delcira Nunes Colognese
Introdução
O envelhecimento é um processo gradual, universal e irreversível, provocando uma perda funcional progressiva no organismo. Esse processo é caracterizado por diversas alterações orgânicas como a redução do equilíbrio e da mobilidade, redução das capacidades fisiológicas (respiratória e circulatória) e modificações psicológicas com maior vulnerabilidade à depressão (Nahas, 2006).
A osteoporose é uma das doenças crônico-degenerativas mais comuns no envelhecimento e é caracterizada pela perda de tecido ósseo em que ocorre deterioração da microarquitetura do osso, acarretando fragilidade do esqueleto e maior risco de fraturas ósseas (Wilmore, 2010).
O aparecimento da osteoporose está ligado à concentração dos hormônios e a degradação óssea no organismo. Conforme envelhecemos a degradação óssea torna-se mais rápida do que a sua reconstrução. O cálcio é um mineral essencial para a construção e manutenção dos ossos. Se não houver a ingestão suficiente desse mineral, o corpo retira dos ossos que ficam frágeis e sujeitos às fraturas (Santos e Borges, 2010). O estrógeno, um hormônio sexual feminino, também presente nos homens, mas em menor quantidade, ajuda a manter o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea. Nas mulheres a partir, aproximadamente, dos 35 anos de idade há uma redução desse hormônio o que acarreta na perda de cálcio, massa óssea, além da força muscular e do processo sensório motor, causando maior risco de quedas e fraturas (Wilmore, 2010).
Segundo Ocarino (2006) alterações no metabolismo, na absorção de cálcio e no perfil hormonal, principalmente em mulheres após a menopausa, associada ás inatividade física, contribuem para um balanço negativo no equilíbrio da remodelação óssea, tendo como principal consequência à osteoporose.
Vários tratamentos ao longo das últimas décadas têm sido