Os benefícios de compreender o conhecimento do consumidor
Falta de conhecimento
Um benefício básico que pode ser derivado de um exame do conhecimento do consumidor é a identificação de hiatos do conhecimento, que diz respeito à ausência de informações na memória. Quando os consumidores não estão cientes da existência de um produto, existe um importante hiato do conhecimento. Mesmo se houver conhecimento obre a existência de produtos ou varejistas, os consumidores ainda podem possuir significantes hiatos em outros aspectos do conhecimento. Isto se dá ao fato de que possivelmente os consumidores não estão sabendo de algumas importantes associações ou atributos, assim como quando os consumidores não sabem qual produto possui o menor preço ou qual oferece a melhor garantia.
A partir de uma perspectiva pública, os hiatos de conhecimento minam o bem – estar do consumidor.
Quando os consumidores acreditam que lhes faltam informações suficientes para realizar uma “escolha informada”, formuladores de políticas públicas podem decretar legislações que exigem a revelação de informações apropriadas.
Podemos citar uma forma de educar e repassar informações ao consumidor através de uma exigência governamental junto à indústria de cigarros para substituir o aviso original exigido por lei (“O ministério da Saúde adverte: fumar faz mal a saúde”). Aos fabricantes de cigarros, agora, a lei exige que alternem periodicamente uma série de avisos descrevendo os perigos específicos (por exemplo, fumar causa câncer de pulmão, ataque do coração, complicações na gestação, entre outros).
Conhecimento Indesejável
As empresas e os formuladores de políticas públicas devem se preocupar com a possibilidade de os consumidores possuírem um conhecimento indesejável a partir do ponto de vista da empresa ou das políticas públicas.
A Mercedes – Benz tem alcançado muito sucesso ao desenvolver uma reputação em automóveis de alta qualidade. Apesar de tudo, existem certas associações que questionam