Os benefícios da caminhada para pessoas com diabetes e hipertensão
O tema do nosso trabalho é os benefícios da caminhada para pessoas com diabetes e hipertensão, o que se pretende tratar é como a caminhada pode ajudar e melhorar a vida dessas pessoas. Este tema foi escolhido com o propósito de ampliar nossos conhecimentos e nos deixar cientes dessas doenças. Começaremos explicando um pouco de cada uma das duas, relatando suas causas, sintomas e tratamentos. E por fim discorreremos sobre o os benefícios da caminhada.
II – DESENVOLVIMENTO
1.1.– DIABETES:
O Que é?
É uma doença. Os alimentos sofrem digestão no intestino e se transformam em açúcar, chamada glicose que é absorvida para o sangue.
A glicose no sangue é usada pelos tecidos como energia. A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substancia produzida nas células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo ela se eleva no sangue o que chamamos de HIPERGLICEMIA. Diabetes é a elevação da Glicose no sangue: HIPERGLICEMIA.
Sintomas:
Entre seus sintomas mais freqüentes estão: o aumento da freqüência em urinar, sede e apetite exagerado, perda de peso, coceiras e doenças na pele, inflamações dos nervos, cansaço extremo, náusea, visão embaçada, infecções freqüentes. Há outros sintomas menos freqüentes e mais graves:
–Dificuldade de curar cortes e machucados
–Coceira na pele (geralmente na área vaginal ou da virilha)
–Perda da visão
–Impotência Algumas pessoas, no entanto, não apresentam sintomas.
Entendendo melhor:
Depois da digestão, a glicose passa para a corrente sanguínea, onde é utilizada pelas células para crescer e produzir energia. No entanto, para que a glicose possa adentrar as células, ela precisa da ajuda de uma outra substância, a insulina. A insulina é um hormônio produzido no pâncreas, uma grande glândula localizada atrás do estômago. Quando nos alimentamos, o pâncreas produz automaticamente a quantidade certa de insulina necessária para mover a