projeto informática
2010
INFORMÁTICA COMO RECURSO
PEDAGÓGICO
DAYENE GOMES LOUVISE
Professora de Informática
Nova Friburgo, dezembro 2010.
Inclusão Digital
2010
INTRODUÇÃO
A introdução do computador na educação tem provocado uma verdadeira revolução na nossa concepção de ensino/aprendizagem. A quantidade de programas educacionais e as diferentes modalidades de uso do computador mostram que essa tecnologia pode ser bastante útil no processo de construção do conhecimento. Certamente o apoio da família e da sociedade é fundamental para o crescimento intelectual, pessoal e social da criança e do adolescente. Hoje em dia a tecnologia pode ser parte integrante desse processo. Por mais que o computador pareça está ao alcance todos, essa não é a realidade do nosso País.
Em um ambiente virtual é possível estruturar uma aprendizagem temática, criando recursos de comunicação e desenvolvimento sem fronteiras. As teorias da aprendizagem, os recursos da internet e softwares, podem representar um exemplar papel no auxílio ao professor, ratificando conceitos Construtivistas como: Flexibilidade Cognitiva e Aprendizagem Significativa.
A informática fará parte de um processo que propicia troca de experiências. Visando o aprender e a socialização dos novos conhecimentos de forma clara e inovadora.
OBJETIVO
Inclusão Digital
2010
A integração das novas Tecnologias da Informação e Comunicação está alterando: a cultura social, modo de viver, de se relacionar, de aprender e de ensinar. A finalidade pedagógica da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) é uma maior qualidade de vida educacional. O computador pode ser usado como mais uma ponte, um veículo, um estímulo na escolarização e também na socialização. A aprendizagem é um processo de formação contínua e, o uso do computador, está inserido nas novas práticas pedagógicas. Sendo um facilitador, pois, o contexto educacional deve ser comunicacional, interativo e vivencial.
O