diversidade
A diversidade cultural chegou às escolas, mas só agora paramos para analisar sobre esse assunto, o instituto de educação é onde começa todo o aprendizado, onde decidimos quem iremos nos tornar no futuro, aprendemos na escola que existem crenças, cultura e valores diversos. O educador tem um grande papel tem ser diferente de raça, religião, cor e sexo, pois cabe a ele ajudar o aluno a traçar um caminho e entende-lo, politica, valores, respeito e ética.
Não é um trabalho fácil, mas se houver uma parceria entre escola e educador, terá alunos bem mais cultos e ter um olhar mais amplo para certas questões que nos rodeiam.
“Vi num mundo diverso encantador... Na trajetória da historia... De reinos e raças imortais... Segredos e marcas culturais...”. (enredo da escola de samba X-9)
Presente nos padrões da politica a diversidade evita formas violentas de resolução como foi na escravidão, colonização. Esta envolvida com poder e grupos humanos, determinando padrões e valores que regulam as relações entre povos.
O Outro é nada mais que uma pessoa com costumes, opiniões de historias e grupos diferentes. O outro quando é comparado é visto como estranho, é onde a diversidade cultural entra.
Para viver com essas diferenças temos que aprender a aceita-la e repetia-las saber que aos olhos de outro também somos diferentes. Diversidade mostra que vamos lidar sempre que grupos de pessoas diferentes que aprender a conviver com ela e aprender com ela. Lutar pela democracia fazer valer a penas nos ideais e opiniões.