JOGANDO COM A MATEMÁTICA: Uma Estratégia de Ensino
Este trabalho tem a finalidade de mostrar a importância do conhecimento da TDAH, e a importância da identificação do problema, para que o professor possa entender e tentar ajudar contribuir de alguma mineira para o aprendizado do aluno.
Os profissionais da educação precisam ser orientados em como lidar com alunos tanto com indisciplina e falta de limites, como saber diferenciar do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). É importante o professor saber identificar e conhecer o transtorno caso algum aluno venha apresentar agitação repetitiva, falta de atenção, dificuldades de relacionamento dentre outras para saber diferenciar uma situação da outra.
Podemos entender como o transtorno interfere na vida da criança, dificultando o relacionamento, a escola e outras atividades que permitem concentração e atenção.
A escolha deste trabalho surgiu ao conhecer um caso em que nem os professores nem a família soube entender e identificar o transtorno, julgando a criança como desinteressada e indisciplinada.
TEMA
TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em Crianças.
PROBLEMA:
Que recursos estão disponíveis para a abordagem aos problemas relacionados ao TDAH da criança, as dificuldades encontradas e quais são as estratégias?
JUSTIFICATIVA:
.
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um dos mais frequentes distúrbios que ocorrem em crianças. A Hiperatividade, uma deficiência neurobiológica de origem genética é um descontrole motor acentuado, que faz com que a criança tenha movimentos bruscos e inadequados, mudanças de humor e instabilidade afetiva. Não existe uma única forma de TDAH e com o tempo pode sofrer alterações imprevisíveis. Afeta a criança na escola, em casa e na comunidade em geral, muitas vezes, prejudicando seu relacionamento com professores, colegas e familiares. O Transtorno de Déficit de Atenção segundo Sam Goldstein, (2006) é caracterizado por hiperatividade, impulsividade e/ou déficit de