Romantismo
Romantismo
ETEC DE MAIRINQUE
2013
JACQUES SIMÕES DA SILVA JÚNIOR
ROMANTISMO
ETEC DE MAIRINQUE
2013
Sumário
INTRODUÇÃO
O Romantismo é a primeira escola literária a reivindicar uma literatura brasileira. Tendo como características a valorização dos elementos nacionais, o sentimento de brasilidade nascido com a independência política do país em 1822.
ROMANTISMO EM PORTUGAL
O início do Romantismo em Portugal começou com a publicação do poema "Camões", de Almeida Garrett, em 1825. Com o isso inicia-se a Primeira Geração do Romantismo em Portugal que tem o seu termino em 1840.
Primeira geração: O Romantismo em Portugal, tem há ainda influências neoclássicas e preocupação com questões históricas e políticas. Com características que tendem ao subjetivismo extremado, ao medievalismo, ao nacionalismo e à idealização da mulher. Entre seus autores, destacam-se João de Almeida Garret, Antônio Feliciano de Castilho e Alexandre Herculano.
A Segunda Geração conhecida por ultrarromântica, de 1840 a 1860.
Segunda geração: Caracteriza-se pelas ideias do negativismo, morbidez e sentimentalismo exagerado. O principal autor dessa geração é o romancista Camilo Castelo Branco com características passional e pitoresco. Outro autor que merece destaque também é Soares de Passos.
A Terceira Geração, pré-Realista, de 1860 a 1870.
Terceira geração: Depois da época ultrarromântica, o romantismo apresenta espontaneidade lírica e musical. Poesias que merecem destaque é a de João de Deus e as prosas de Júlio Dinis.
ROMANTISMO NO BRASIL
O Romantismo no Brasil começou com a publicação do livro de poemas "Suspiros poéticos e saudades" de Domingos José Gonçalves de Magalhães, em 1836. Também é valido dizer que tudo inicia-se por um grupo de jovens brasileiros que moravam na França, influenciados pelo romancista Almeida