OS BENEFICIOS DA ERGONOMIA
A ergonomia é fundamental para o desenvolvimento e aplicação de técnicas, com objetivo de transformar o trabalho e adaptá-lo às características e variabilidade do homem e do processo produtivo, possibilitando maneiras eficientes e seguras de execução das tarefas, sem comprometer a saúde e o bem-estar do trabalhador. Ela é uma das mais importantes vertentes da saúde ocupacional, e vem ganhando cada vez mais terreno nos últimos anos.
A análise ergonômica do trabalho é um processo construtivo e participativo para resolução de problemas, que exige o conhecimento de tarefas da atividade desenvolvida, e das dificuldades enfrentadas, para se atingir o desempenho e a produtividade exigida. (MINISTERIO DO TRABALHO, 2003)
Qualidade de vida no trabalho, maior segurança, satisfação e o bem-estar dos trabalhadores, são os principais benefícios da ergonomia, tendo como consequência um bom relacionamento com as atividades desenvolvidas, o que acaba acarretando a eficiência do trabalho. Com a pratica também ocorre a diminuição da ausência de funcionários no ambiente de trabalho, que pode ser causado por fatores a serem evitados com a pratica da ergonomia, como os aspectos da saúde do trabalhador.
No ambiente de trabalho pode também haver casos onde o funcionário está presente fisicamente, porém sem a concentração necessária para exercer sua função, causando prejuízos para a empresa, o que pode ser evitado com a prática da Ergonomia.
Quando são oferecidas condições de melhorar o trabalho, são também oferecidas formas de satisfação pessoal, tranquilidade, tornando o espaço físico do trabalho em um espaço que se modelem as características individuais de cada um, tornando o trabalho em um ambiente mais ameno, sem confrontos e prejuízos aos trabalhadores, pois funcionários satisfeitos e saudáveis proporcionam crescimento positivo de qualquer empresa.
http://www.iptan.edu.br/publicacoes/saberes_interdisciplinares/pdf/revista11/ESTUDO_ERGONOMIA.pdf