beneficios da ergonomia no ambiente de trabalho
Maior eficiência da equipe, redução de custos e maior satisfação dos trabalhadores e, consequentemente, maior produtividade. Estes são alguns dos benefícios proporcionados pela ergonomia aplicada ao ambiente de trabalho, segundo o especialista em saúde mental e segurança ocupacional da Clínica Mayo, da Flórida (Estados Unidos), Gaylord Bridegan.
Ombros e pescoços tensionados, dor nas costas ao final de um dia de trabalho ou, ainda, tendinite, síndrome do túnel do carpo (uma série de pequenos osso do punho) e bursite são alguns dos problemas mais frequentes entre os trabalhadores e que podem ser atribuídos à não adoção de conceitos de ergonomia pelo local de trabalho.
Estudos recentes têm demonstrado que o uso de conceitos ergonômicos pode aumentar em cerca de até 40% o tempo útil (produtivo) das pessoas que desenvolvem seu trabalho dentro do horário de expediente nos escritórios.]
De acordo com a definição da Associação Internacional de Ergonomia, a ergonomia é uma combinação de conhecimentos científicos aplicados na área do trabalho, de forma que os sistemas, os produtos e o ambiente possam se adaptar às limitações físicas e mentais do trabalhador.
De acordo com a Bridegan, a ciência que estuda as interações das pessoas com a tecnologia, a organização e o ambiente de trabalho pode se tornar uma vantagem competitiva, especialmente nas atuais condições econômicas mundiais. Estudos realizados por especialistas, em diferentes setores, têm demonstrado que o retorno do investimento nessas adaptações traz excelentes resultados.
Alunos: Adriano De almeida
Bruno