Ergonomia
O que é Ergonomia?
ERGOS = TRABALHO
NOMOS = LEI, REGRA
Hoje em dia, a palavra é usada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”
Conceitos: * “As relações do homem durante o trabalho com o seu ambiente natura” - A. Jastrzebowski (1857) * “Conceber para o uso do homem” - Mc Cormick * “Conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários para conceber as ferramentas, as máquinas e os dispositivos que podem ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência” - Alain Wisner
Origem e evolução da ergonomia
* A ergonomia desenvolveu-se em numerosos países industrializados. * O termo ergonomia foi utilizado pela primeira vez, em 1857, pelo polonês W. Jastrzebowski. * em 1949, um engenheiro inglês chamado Murrel criou na Inglaterra a primeira sociedade nacional de ergonomia. * Em 1959 foi fundada a “International Ergonomics Association”. * Em 1983 foi criada a “Associação Brasileira de Ergonomia”.
Objetivo da Ergonomia: * Melhor ajustamento entre o trabalhador e as condições do trabalho. * Soluções para certificar que o trabalhador permaneça seguro, confortável e produtivo.
Atual desenvolvimento da Ergonomia * As exigências tecnológicas: técnicas de produção. * As exigências econômicas: qualidade e custo de produção. * As exigências sociais: melhoria das condições de trabalho. * As exigências organizacionais: gestão participativa.
Para que serve a Ergonomia?
Para novas tecnologias, competitividade de mercado, produtividade x qualidade
Necessidade de melhoria das práticas das tarefas com: * Eficácia * Segurança * Qualidade
Áreas da Ergonomia: * Ergonomia Física: que lida com as respostas do corpo humano à carga física e psicológica. * Ergonomia Cognitiva: engenharia psicológica, refere-se aos processos mentais. *