Resenha sobre criatividade
Analisar o processo de escutar, ouvir e observar foi bem interessante, pois descobrir podemos ser bons nesse aspecto, mas precisamos seguir alguns métodos para otimizar esses sentidos de ouvir e observar.
Li um artigo na internet que continha algumas dicas, que se provarem realmente eficientes durante minha experiência de aperfeiçoar meu sentido auditivo e visão.
Os passos que tentei seguir foram: entender antes de interpretar ou criticar, medir sua compreensão, sair um pouco de si mesmo, reconhecer a possibilidade de estar errado sobre algumas opiniões, não interromper quando alguém estiver propondo uma ideia.
O segundo ponto do nosso trabalho era prestar mais atenção nas crianças e nos idosos.
Em minha observação percebi que as crianças são uma fonte de criatividade colossal, eles simplesmente não param de criar, de renovar, tudo o que tocam. Quando falta alguma coisa para a brincadeira ficar completa, o improviso é imediato, é instantâneo, é como se o cérebro deles tivesse uma máquina de criatividade que funciona 24 horas por dias em parar.
Os idosos na outra mão, já são um grupo mais inerte, é como se eles ao longo do tempo tivessem perdido o lado artístico, criativo que as crianças interpretam o dia inteiro.
O terceiro ponto do nosso trabalho foi compreender primeiro e julgar depois. Foi interessante perceber como as pessoas em geral, muitas vezes não refreiam à tendência que nós temos de interpretar e criticar uma mensagem antes de ela ser concluída, e por isso criamos vários problemas que poderiam nem ter existido, se tivéssemos um pouco mais de paciência para ouvir quem está falando.
O quarto e último tópico do nosso trabalho foi aprender a gostar de problemas. Esse foi o mais interessante,