Identificação de pontos de degradação na trajetória do riacho bacuri na cidade de imperatriz – maranhão
ESTUDO DE CASO
Liliane Leite Gusmão1
Zilmar Timóteo Soares2 Vanderlene Brasil Lucena2
1 Liliane Leite Gusmão
Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA- (liliane.gosmão@bol.com.br)
2 Zilmar Timóteo Soares
Mestre e Doutor em Educação. Graduado em Biologia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - (zilmarsoares@bol.com).
2 Vanderlene Brasil Lucena
Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Superior de Ensino do Sul do Maranhão (IESMA) - (vanda_brasil@hotmail.com).
Resumo
O aumento da utilização de agrotóxicos nas áreas de silvicultura, notadamente plantios de eucalipto, associado a uma infestação agressiva por plantas daninhas, tem exigido a busca por técnicas de controle mais eficazes. Como forma de minimizar os impactos ambientais avaliou-se a tecnologia de aplicação de um agrotóxico comercial a base de glyphosate em ensaio de áreas de floresta plantada de eucalipto acima de 12 meses, no bioma amazônico, em um município da região Tocantina, Estado do Maranhão, por apresentar condições de solo e clima favoráveis à alta infestação de plantas daninhas. Concluiu-se que o agrotóxico é uma ferramenta indispensável na silvicultura e que a tecnologia de aplicação contribui para a redução dos impactos ambientais, reforçando a consciência do seu uso sustentável.
Palavras-chave: Agrotóxicos, Impactos ambientais, Eucalipto.
1 - INTRODUÇÃO
Desde que existem, homem e inseto lutam pelo mesmo alimento. Trezentos milhões de anos antes do homem, insetos já habitavam a Terra. São mais antigos e experientes que o homem. Quando deixou de ser nômade e fixou-se em determinados lugares da Terra, o ser humano passou também a interferir nos ecossistemas, modificando-os, quebrando seus equilíbrios. A busca