Microbiologia
Luciano da Silva Abreu
Prof. Joãozito Cabral Amorim Junior
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Ciências Biológicas ( BID 0176 ) – Microbiologia
Data: 14/12/2012
RESUMO:
Parasitas são organismos que vivem associados com outros dos quais retiram os meios para sua sobrevivência. Alguns são inofensivos, porém outros são responsáveis por doenças parasitárias e sendo considerados casos de morbidade e mortalidade em todo o mundo, porém aqui iremos falar mais especificamente no caso de doenças frequentes no Brasil, o qual, muitas dessas estão presentes com sinais e sintomas não específicos, abordaremos também como podemos nos prevenir e o que as Politicas Públicas do País tem feito para que melhoremos a nossa qualidade de vida.
Palavras-chave:Parasitas, Doenças, Qualidade de vida.
1 INTRODUÇÃO
Os parasitas são seres vivos que extraem de outros organismos os recursos necessários para a sua sobrevivência. Existem várias espécies destes seres que parasitam os seres humanos. Alguns são inofensivos, porém muitos causam doenças graves. As doenças parasitárias são responsáveis por altos números de mortalidade em nosso país, sendo que a maioria dessas doenças não podem ser diagnosticadas apenas pelo exame médico, a investigação laboratorial torna-se necessária para definir se o paciente está ou não infectado com parasita e, se estiver, qual é a espécie do mesmo, para que venha a ser diagnostica ainda cedo.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O SURGIMENTO DE DOENÇAS PARASITÁRIAS.
Desde o surgimento de sociedades incas que ocuparam a América do Sul no século 13, populações japonesas de 400 a.C. e até mesmo as múmias, que habitaram o Egito há 2.700 anos, já apresentaram doenças e infecções provocadas por parasitas. Esses animais dependem de outros organismos para viver e afligem a Humanidade desde os tempos mais remotos.
O que muitos não sabem é que pesquisadores descobriram a ocorrência de doenças parasitárias em