os bastidores de uma negociação
1 INTRODUÇÃO Negociar é um ato mais complexo do que geralmente pensamos. Negociar significa ter atitudes e existem varias maneiras de se chegar a uma negociação, porem ir ate o aguardado aperto de mãos (negocio fechado) detêm de um bom negociador varias qualidades.
Quando falamos em negociação, não está se falando apenas em se vender um produto ou um serviço, mas sim da capacidade de cada um a lidar com inúmeros conflitos existentes nesse processo complexo. Conflitos esses que podem aparecer entre o individuo singular ou entre grupos, por isso, é preciso que cada negociador tenha um autoconhecimento e detenha técnicas e habilidades como: de cooperação, argumento árduo, convencimento constante, posições e o mais importante: saber finalizar o negocio ao seu favor.
Negociar parece ser uma atividade muito fácil e pratica, já que lidamos com situações rotineiras de negociação, como por exemplo, na negociação de um carro, de um salario ou ate de uma refeição, porem existem diversos elementos a serem elencados em qualquer tipo de negocio. E este presente trabalho tem como objetivo evidenciar todos os elementos que rodeiam as negociações no geral e para isso faremos uso de um exemplo ocorrido no Encontro de Tradings do Brasil, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em maio. Neste exemplo o governo quer estimular as exportações de empreendedores via tradings e, assim, driblar a falta de recursos financeiros e de pessoal especializado comum às empresas de menor porte que desejam desbravar o mercado internacional. O evento promoveu 1.160 reuniões e resultaram em negócios praticamente fechados no valor de US$ 6 milhões - com a expectativa de outros US$ 28,6 milhões nos próximos meses.
São 40 representantes de empresas de oito países latino-americanos distribuem-se em mesas espalhadas pelo salão de convenções. Em minutos, o ambiente fica apinhado de gente. E tenso. Os compradores