A língua Portuguesa no Brasil
PORTUGUÊS: LÍNGUA OFICIAL E NACIONAL DO BRASIL
A partir de quatro períodos distintos, veremos a chegada da língua portuguesa no Brasil e a sua transformação como língua oficial e nacional. Também veremos que já havia aqui povos que falavam outras línguas, as línguas indígenas.
O primeiro momento começa com o inicio da colonização e vai até a saída dos holandeses do Brasil, em 1654. Nesse período a língua portuguesa convive com as línguas indígenas, as línguas gerais (que eram as línguas tupis faladas pela maioria da população) e com o holandês, esta última a língua de um país europeu também colonizador. Entretanto, a língua portuguesa era a língua oficial do Estado e era empregada em documentos oficiais e praticada por aqueles que estavam ligados à administração da colônia.
O segundo período começa com a saída dos holandeses do Brasil e vai até a chegada da família real portuguesa no Rio de Janeiro em 1808. Com a saída dos holandeses, a língua portuguesa deixa de ter um concorrente (o holandês) como língua de estado. A relação passa a ser, fundamentalmente, entre o português e as línguas indígenas e as línguas africanas dos escravos. A população do Brasil, que era predominantemente de índios, passa a receber um número crescente de