Os 45 anos zona franca de manaus
Ainda maior do que a importância econômica é a importância social da Zona Franca de Manaus, na avaliação do senador. Cento e vinte e cinco mil empregos diretos e outros 475 mil empregos indiretos são gerados por ela no Amazonas. Somente o polo eletroeletrônico emprega mais de 50 mil trabalhadores diretamente. Já o polo de duas rodas oferece mais de 21 mil colocações em diversas áreas. Os dois polos juntos respondem por quase 60% dos empregos diretos do estado.
Eduardo Braga destacou que o trabalho realizado na Zona Franca de Manaus foi reconhecido durante a última conferência latino-americana de zonas francas, na Guatemala, com o prêmio Galardão Zona Franca 2011. A premiação leva em conta inovação tecnológica, geração de emprego, estrutura logística entre outros critérios de desenvolvimento das zonas francas.
- O polo industrial de Manaus é, sem dúvida, o modelo de sustentabilidade mais bem sucedido do governo brasileiro. Não é à toa que, além de gerarmos tanto desenvolvimento econômico e social estamos preservando com êxito a mais importante biodiversidade do planeta - elogiou.
Já na avaliação das cidades, Manaus-AM é a cidade com maior PIB; em segundo lugar está Belém-PA; terceiro, Porto Velho-RO e Macapá-AP em quarto lugar, segundo a pesquisa do IBGE, do ano de 2007. Manaus leva vantagem sobre as outras cidades nesse quesito pela existência da Zona Franca. Essa região é um centro financeiro que foi criada em 1967 pelo