Crescimento Populacional de Manaus
1 INTRODUÇÃO 4
2 A EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO DE MANAUS 5 2.1 A Grande Expansão 8 2.2Principais Problemas Urbanos e Rurais 9
3 OPINIÃO DO AUTOR 11
4 CONCLUSÃO 12
5 BIBLIOGRAFIA 13
INTRODUÇÃO
O crescimento populacional de Manaus observado há pelo menos duas décadas tem nas oportunidades de emprego e novos negócios na zona urbana em desenvolvimento duas das principais explicações para os municípios passar da nona para a sétima posição no ranking das grandes cidades brasileiras.
Segundo o geógrafo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), embora o crescimento populacional de Manaus tenha sido menor na última década do que entre 1991-2000, foi nesses últimos dez anos que a capital nitidamente teve a “cara” mudada. “A capital está ganhando feições de metrópole, com muita gente de fora chegando e investindo em negócios e franquias antes inéditas”.
E o crescimento não para, a cada dia a população manauara cresce disparado, municípios com mais de um milhão de habitantes com maior crescimento populacional do país.
A Evolução Populacional de Manaus
Diferente de Manaus, os demais municípios que compõem a microrregião apresentavam população rural expressivamente maior que a população urbana, dada as características de ocupação de seus territórios e as atividades produtivas neles desenvolvidas.
Mapa 1.1 - Localização do Município de Manaus e Microrregiões
Já na década de 1980 verifica-se um aumento da população na área urbana, tanto de Manaus como dos Municípios vizinhos. Destacam-se os índices de crescimento das cidades de Manaus, que apresentava cerca de 612 mil habitantes na área urbana e o Município de Manacapuru que, em 1970, possuía 7.247 habitantes na área urbana e uma década depois já contava com 18.230 pessoas vivendo na área urbana. O crescimento da população urbana de Manaus, nesse período, pode ser explicado pelo intenso fluxo migratório ocorrido, em função da expansão de seu parque industrial e da