Trabalho de sociologia
Émile Durkheim é considerado um dos fundadores da sociologia. Francês, nasceu em Épinal, a 15 de abril de 1858 e morreu em Paris, no dia 15 de novembro de 1917.
Durkheim descendia de uma família pobre (só conseguiu concluir seus estudos devido ao apoio de amigos) e judia - seu pai, avô e bisavô foram rabinos. Apesar de toda essa tradição, não seguiu o mesmo caminho. Aos 21 anos (1879), Durkheim ingressou na vida acadêmica, matriculando-se em Filosofia na Escola Normal Superior (École Normale Supérieure), que concluiu em 1882. Em 1885, foi estudar na Alemanha e, em 1887, retornou à França, para assumir a primeira cátedra de Sociologia criada na França, na Universidade de Bordéus. Lá, ficou até 1902, quando foi convidado a lecionar Sociologia e Pedagogia na Sorbonne.
Para ele a disciplina, ela é considerada como uma espécie de procedimento através do qual as sociedades buscam repassar as suas tradições, costumes e técnicas, para aqueles que são mais jovens ou inexperientes. É o processo através do qual os indivíduos se tornam socializados, isto é, aprendem e devem internalizar as regras de comportamento que são aplicadas no grupo com o qual convivem.
Nas sociedades mais primitivas, o aprendizado desse tipo de repasse dos costumes é feito de maneira direta. As crianças observam e imitam as ações de seus pais, parentes ou companheiros de festas e rituais, que buscam muitas vezes também sugerir certos modos de agir ou de se comportar.
Para Durkheim, cabia ao sociólogo estudar, entender e ajudar a sociedade. O importante, para ele, era que o homem, o sujeito, sentisse-se parte do todo e percebesse a sociedade e a sua importância, de forma “orgânica” e interiorizada, e não como algo meramente mecânico.
Max Weber
Emil Maximillian Weber nasceu no ano de 1864 em Erfurt, Alemanha, falecendo no mesmo país, na cidade Munique, em 1920.Weber é o