Portugues
PROFUNDAS MUDANÇAS estruturais ocorreram na Amazônia onde novos atores tem hoje papel decisivo: a sociedade civil organizada, os governos estaduais e a cooperação internacional. Tais mudanças são percebidas segundo diversos interesses dominantes na escala global, nacional e regional, gerando conflitos que dificultam a implementação de políticas públicas adequadas.
A Amazônia é hoje uma região em si, que demanda uma política de consolidação do desenvolvimento. Fortalecimento institucional, C/T&I e regionalização são estratégias sugeridas para esse fim.
ASPECTOS GEOPOLITICOS DA AMAZONIA
A geopolítica é a relação entre a Geografia e a Política, Com base nesta citação, depreende-se que a geopolítica torna possível compreender a relação entre as dimensões do extenso litoral do Brasil e os desafios que este país deverá enfrentar para consolidar suas pretensões econômicas, políticas, sociais e militares. Dentre esses desafios, destaca-se a eventual cobiça pelos recursos advindos da imensa área marítima conquistada com a assinatura e o cumprimento das regras definidas na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) no que tange ao mapeamento da nossa Plataforma Continental.
Acordos e tratados são realizados no Sistema Internacional visando à defesa da soberania sobre as águas contíguas, solo e subsolo, à definição das responsabilidades de socorro e salvamento, à cartografia da Plataforma Continental (PC), à preservação do meio ambiente marinho e outras resoluções políticas que tratam do espaço marítimo conhecido como Amazônia Azul. A política deve garantir ainda os direitos sociais da população no mar, assim como a segurança e o controle dos meios de transporte aquaviário autorizados a trafegar pelo mar territorial brasileiro.
As questões sociais e econômicas referentes à Amazônia Azul abarcam as atividades pesqueiras, o lazer, o esporte, o petróleo, dentre outros. O fator militar de um