Uma Reflexão acerca das expressões da Questão Social a partir do fluxo migratório no período pós Zona Franca de Manaus
Maria Valcélia Dias de Oliveira1
Fernanda Ramos Pereira2
RESUMO:
O presente artigo consiste em fazer uma reflexão acerca dos aspectos pertinentes ao processo migratório na cidade de Manaus. O objetivo principal desse estudo é discutir os impactos causados a partir da implantação da Zona Franca apontando para as mudanças ocorridas na vida dos habitantes da região e dos migrantes que visualizavam em Manaus uma cidade desenvolvida economicamente. O método utilizado para o estudo foi o dialético, pois, a partir dele entendemos que as mudanças na sociedade não se exaurem. Para esse fim foi adotada a pesquisa bibliográfica e documental. Pretendemos com este demonstrar que o crescimento demográfico em Manaus, aconteceu sem prévio planejamento o que contribuiu e contribui até os dias de hoje, para a propagação da exclusão e a disseminação das múltiplas expressões da Questão Social, onde o profissional de Serviço Social emerge com o objetivo de mediar e legitimar direitos adquiridos que notoriamente são negados não somente aos cidadãos manauaras, mas também aos que busca em Manaus o lugar para fixar residência.
Palavras-chave: Questão Social. Migração. Zona Franca Manaus.
INTRODUÇÃO
O estudo a seguir sugere uma reflexão acerca das múltiplas expressões da Questão Social a partir do fluxo migratório com ênfase no período pós Zona Franca, com o objetivo de discutir acerca dos impactos causados a partir da implantação da Zona Franca de Manaus apontando para as mudanças ocorridas na vida dos habitantes da região e dos migrantes que identificam em Manaus uma cidade desenvolvida economicamente.
O estudo emerge a partir da curiosidade de entender e esclarecer acerca de possíveis fatores que contribuíram para o crescimento populacional da cidade de Manaus e com isso apresentar dados relevantes acerca da problemática resultante desse processo, com