Os 14 principios da qualidade
By
Ronaldo Costa – 18 de março de 2009
William Edwards Deming é um dos ícones da Gestão da Qualidade, um dos “gurus” consagrados. Sua maior inspiração foi Shewhart, “pai” do CEP. Nasceu em 14 de Outubro de 1900 (!!!) e faleceu em 20 de Dezembro de 1993. De toda a sua inestimável contribuição para a evolução da Gestão da Qualidade, destaquei seus 14 Princípios para a Gestão, para alguns a fórmula de sucesso na busca pela Qualidade Total; para outros, conceitos um tanto inatingíveis e que promoveriam um ambiente anárquico… Deixo para vocês tirarem suas conclusões, mas deixo também minha opinião sobre cada um deles abaixo…
1) Criar constância de propósito de aperfeiçoamento do produto e serviço, a fim de torná-los competitivos, perpetuá-los no mercado e gerar empregos. Ninguém começa um negócio ou cria um produto ou serviço pensando que no futuro ele vai se tornar obsoleto, mas isso acontece com mais freqüência do que podemos imaginar… A melhoria contínua aplicada aos processos e produtos é a vacina para a estagnação do negócio, refletindo o mesmo conceito apresentado por Deming neste princípio.
2) Adotar a nova filosofia. Vivemos numa nova era econômica. A administração ocidental deve despertar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidade e assumir a liderança em direção à transformação. A nova filosofia citada aqui é acreditar que dá para melhorar sempre; não se satisfazer com seus atuais níveis de falhas nos processos; administrar com transparência, competência e objetivos claros; ensinar a importância da atividade de cada um, pois trabalhar sem saber o que se faz induz à depreciação do resultado do próprio trabalho; assumir erros e perguntar sempre, afinal ninguém nasceu sabendo!
3) Acabar com a dependência de inspeção para a obtenção da qualidade. Eliminar a necessidade de inspeção em massa, priorizando a internalização da qualidade do produto. Se as pessoas são encorajadas a aprender mais