Introdução
Administração e Mercado de Trabalho
Professor: Leonardo
Felipe Carvalho de Oliveira
Matricula: 201201545129
Niterói, Rio de Janeiro
13/04/2012
Na era da informação, o grande desafio deste momento é fazer com que as empresas se organizem e se adaptem às rápidas mudanças de um mercado cada vez mais complexo, dinâmico e turbulento. O administrador, contudo, tem que saber da importância do seu papel como agente de mudanças, ele tem que saber como o movimento do mercado afeta a comunidade, a sua empresa e seus concorrentes, e o seu trabalho, interrelacionando-os.
A empresa de hoje, precisa adotar uma estrutura de gestão maleável, para que tenha respostas imediatas às necessidades e desejos dos clientes, a empresa precisa se estruturar de forma que a qualquer momento ela esteja apta a mudar, ou se adaptar. Mas para que isso aconteça, é necessário que as pessoas que fazem parte desta organização, possam e tenham condições de continuamente aprenderem, seja sobre o mercado, a empresa, sua profissão ou sobre elas mesmas, para assim adquirirem a capacidade de se auto-gerenciarem, tornando-se responsáveis pelo desenvolvimento da empresa em que trabalham e pelo seu próprio.
Devemos ter em mente que toda a organização é formada por meios físicos, financeiros, e pessoas e os conhecimentos que podem agregar ao todo. Partindo deste pressuposto, sabemos que uma empresa tem seu pensamento estratégico, além de seus recursos físicos para a produção; e assim sendo, seus valores devem ser constantemente reavaliados, observando se continuam capazes de responder de forma dinâmica as questões do mercado, mas sempre se preocupando nessas reavaliações, de terem seus objetivos e missão orientada por sua visão e valores, mantendo uma boa imagem pública, uma boa imagem interna e reputação empresarial, ou seja, coerência.
Ao longo do tempo em que a Administração se profissionalizou (séc. XIX, XX) as organizações foram observadas como estruturas