orçamento mestre
1 INTRODUÇÃO 5
2 BALANÇO PATRIMONIAL 6
3 ORÇAMENTO DE VENDAS 6
4 PREVISÃO DE VENDAS 7
5 IMPOSTO SOBRE VENDAS 8
6 ORÇAMENTO DE CUSTOS 9
7 ORÇAMENTO DE PAGAMENTOS DE FORNECEDORES...................................10
8 ORÇAMENTO DE DESPESAS OPERACIONAIS 10
9 DEMONTRAÇÃO DE RESULTADO DE EXERCÍCIO............................................11
10 FLUXO DE CAIXA 12
11 BALANÇO PATRIMONIAL 13
12 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
O orçamento empresarial pode ser definido como um plano financeiro capaz de conduzir a empresa aos seus objetivos, servido como controle das operações a curto e longo prazo.
Independente do Porte e ramo de atividade, o orçamento é um instrumento fundamental para as empresa. Pois, devido a constante mudanças que ocorrem no ambiente dos negócios, as empresas precisam aprimorar seus processos de planejamento, avaliação e controle, tanto no seu fluxo de caixa quanto das operações de receitas, despesas e investimentos.
Quando uma empresa opta por elaborar um orçamento, além do levantamento dos dados e agrupamento dos mesmos, é necessário um acompanhamento mensal das variações dos orçamentos. Para isso, as empresas buscam cada vez mais a ajuda e um profissional qualificado e com visão difusa para gerir os processos empresariais. Esse profissional vai ajudar no planejamento, que, além de necessário para a tomada de decisões, evita o mau uso dos recursos, resultando na observação da relevância do orçamento empresarial e na otimização dos resultados.
Quando um orçamento é bem elaborado, permite aos gestores conhecer os resultados e realizar os acompanhamentos necessários para que os mesmos sejam alcançados.
O presente trabalho apresenta a análise semestral de um orçamento empresarial, no qual serão apresentados orçamentos de vendas, de custos por produtos e