Orçamento de Capital e Seleção de Projetos de Investimentos: Os métodos VPL, Payback e TIR
Antonio Daniel de Araujo *
Resumo
Em uma economia instável e com recursos escassos é de extrema importância analisar a viabilidade econômica dos projetos de maneira mais precisa possível, ou seja, levando em consideração os riscos e os retornos esperados de cada investimento. Considerando que os administradores financeiros têm como objetivo maximizar a riqueza dos acionistas, é fundamental a utilização de técnicas adequadas ao analisar investimentos de longo prazo. Este artigo abordará o uso das Técnicas de Orçamento de Capital e Seleção de Projetos de Investimentos considerando o VPL, Payback e TIR como fator determinante na tomada de decisão dos acionistas.
Palavras-chave: VPL, Payback e TIR.
1. Introdução
As decisões de investimentos de longo prazo envolvem a elaboração dos projetos, o dimensionamento de seu fluxo de caixa e a seleção das propostas considerando apenas decisões em que a escolha é aceitar, ou rejeitar um único projeto individual (BERK, 2009, p. 289).
Diversas técnicas são utilizadas para selecionar o conjunto de melhores projetos, como Valor Presente Líquido (VPL), payback, retorno médio de investimento, taxa interna de retorno e índice de lucratividade. Os manuais de finanças corporativas, como, por exemplo, BERK (2009) e ROSS, WESTERFIED e JAFFE (2010), são unânimes em considerar a técnica de VPL superior às demais na seleção de projetos de investimento.
É necessário que as decisões de investimento de longo prazo sejam tomadas com o maior grau de assertividade possível, pois, como o próprio nome já diz, geram benefícios de longo prazo para a empresa e um erro de avaliação pode comprometer o resultado futuro da organização.
Portanto, o gerente financeiro deverá ter conhecimento e domínio aprofundado de ferramentas de avaliação de investimentos torna-se condição essencial ao exercício da gestão financeira da empresa.