Análise
Ossufo Peixoto
Análise de Métodos de Investimento de Capital
Trabalho sobre Análise de métodos de investimentos de capital, apresentado na cadeira de Gestão Financeira
Docente: Dr.Nelson Sitói
Maputo, Maio de 2013
ANÁLISE DE MÉTODOS DE INVESTIMENTO DE CAPITAL
A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.
Orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder a questões como: 1. O projeto vai se pagar? 2. O projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí-la? 3. Esta é a melhor alternativa de investimentos?
O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise. As previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista a acurada possível.
De qualquer modo, a incerteza em orçamentos de capital é elevada, pois envolve cenários econômicos e políticos de longo prazo.
Os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento são: * Payback; * Payback descontado; * Valor atual líquido – VAL; * Taxa interna de retorno – TIR.
Payback é o período de tempo necessário para que as entradas de caixa do projeto se igualem ao valor a ser investido, ou seja, o tempo de recuperação do investimento realizado.
Payback é o tempo decorrido entre o investimento inicial e o momento no qual o lucro líquido acumulado se iguala ao valor desse investimento. O payback pode ser * nominal, se calculado com base no fluxo de caixa com valores nominais, e * presente líquido, se calculado com base no fluxo de caixa com valores trazidos ao valor presente líquido.
Qualquer projecto de investimento possui de inicio um período de