Platao
Portanto, no período arcaico, que se segue nos tempos homéricos, e também na época clássica, continua a prevalecer a influência das espécies de epopéia na educação. São elas que relatam as ações dos deuses e transmitem os costumes, a língua, os valores éticos e estéticos.
A educação do cidadão, para o filósofo, teria uma duração de 50 anos. Dos 3 aos 6 anos, os infantes seriam formados através de atividades lúdicas, em recantos particularmente elaborados para eles. A instrução em si, porém, só teria início aos 7 anos, seguindo a prescrição da Paideia grega, a qual permitia que o aluno tivesse uma formação clássica, principalmente no campo da Filosofia. Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar. Para os alunos de classes menos favorecidas, Platão dizia que deveriam buscar em trabalho a partir dos 13 anos de idade. Afirmava também que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens.
- A educação é o principal fundamento da formação das pessoas.
- Quanto mais o individuo se desenvolvesse mais a sociedade iria se desenvolver.
- Para se tornar uma pessoa virtuosa, você deveria apresentar o Arete (riqueza da virtude, tudo o que é bom para o homem na vida particular ou pública).
Virtude = São hábitos constantes que levam o homem fazer o bem.
Arete = buscar exelência.
- A exelencia humana era o que Platão buscava com a ajuda de virtudes.
Exelência =