Competitividade - economia industrial
PESQUISE: pesquise, no livro do Christian Luiz da Silva, sobre os Ambientes da Competitividade: empresarial; estrutural e sistêmico. REALIZE: transcreva para o seu caderno os resultados desta pesquisa.
Os fatores sistêmicos da competitividade: A empresa esta inserida em um ambiente que lhe exerce forças externas no sentido econômico, fiscal e financeiro, social, político e institucional, legal ou regulatório, internacionais ou tecnologicos. Esse conjunto de fatores é denominado sistêmico justamente porque caracteriza o sistema em que a empresa está inserida e que ela não pode controlar.
Os fatores estruturais de Competitividade: Além do ambiente onde a empresa está inserida, ela está imersa em uma estrutura de mercado que é o particular ao tipo de produto ou serviço com que ela concorre. Esta estrutura de mercado se caracteriza a oferta e a demanda, bem como as formas específicas de regulação da concorrência. Os fatores estruturais são formados pela característica do mercado consumidor (demanda), configuração da indústria (oferta) e tipo de concorrência ou regras que definem estruturas e condutas em suas relações com consumidores.
Os fatores internos de competitividade: A capacidade empresarial, a estratégia e a formação de gestão da empresa, a busca pela inovação presente nos objetivos e na rotina da empresa, os recursos produtivos que a epresa possui, a compreensão do mercado e dos fatores sist~emicos, a flexibilidade nas decisões, a capacidade de cooperação entre a empresa e os componentes do seu macroambiente (clientes, fornecedores, concorrentes) são algumas caraxterísticas que compõe os fatores internos de competitividade da empresa. São fatores intrínsecos que dependem da forma como a empresa modela o seu processo de gestão, como ela enxerga o mercado e o ambiente em que está inserida e a sua visão de passado e de futuro, congruentes nas suas metas e