orinetação de segurança
Para obter a maior produtividade com total segurança recomendamos:
1º. Com relação à manutenção:
a) Observe atentamente as orientações contidas nos manuais quanto às manutenções preventivas e preditivas. Substitua os componentes recomendados, mesmo que estes não apresentem avarias.
b) Utilize peças originais;
c) Procure sempre assistência técnica da fábrica ou de autorizados, que deverão constar no manual.
d) Jamais faça limpeza na máquina durante uma manutenção ou quando a guilhotina estiver apresentando problemas técnicos.
e) Para limpeza, certifique-se que a máquina está desligada a mais de 03 minutos e que o botão de emergência esteja acionado.
2º. Com relação à operação:
a) Nunca burle os sistemas de segurança;
b) Evite ao máximo colocar as mãos sob a linha de corte, principalmente quando a guilhotina estiver executando programas de corte.
c) Faça com que a máquina, através do esquadro transportador de papel conduza o material em processamento, para fora da área de risco. Utilize no programa de corte um bloco para expulsar o papel sempre que necessário.
d) Utilize dispositivos especiais como aparadores durante o processo de corte.
e) Para troca de faca utilize sempre os dispositivos fornecidos e siga todas as recomendações contidas no manual. Não queime as etapas, a metodologia à ser seguida permite a segurança.
f) Jamais utilize operadores inexperientes ou sem pleno conhecimento das funções da guilhotina. É necessário período de treinamento.
RECOMENDAÇÕES
Enumeramos abaixo alguns tópicos que consideramos importantes para as questões de manutenção, funcionamento e segurança operacional da guilhotina.
1°. O operador deve ter conhecimentos sobre a operação de guilhotinas, deve ser treinado, deve conhecer todos os comandos e funções da máquina, ter observado por algumas horas o equipamento em operação e principalmente ler e ter em mãos o manual de instruções.
2°. As guilhotinas possuem fusíveis mecânicos que em