ordem imprudente
Curso Superior de Tecnologia em segurança do trabalho
JOSÉ STENIO FERREIRA DE SANTANA
ORDEM IMPRUDENTE
Barra do Garças
2014
JOSÉ STENIO FERREIRA DE SANTANA
ORDEM IMPRUDENTE
Trabalho apresentado para fins avaliação parcial nas disciplinas de: Introdução à tecnologia em Segurança do Trabalho, Modelos de Gestões e Relações Interpessoais, Metodologia Científica, Ergonomia Industrial portifólio individual do curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho da UNOPAR, Universidade Norte do Paraná, sob orinetação dos professores (as): Fábio Henrique Ribeiro, Alfredo Ribeiro, Elisete A. Z. Oliveira e Rodrigo M. Trigueiro.
Barra do Garças
2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentado estudo de caso com base no texto Ordem Imprudente de José Luiz Dias Campos, encontrado na revista Proteção. O texto relata um grave acidente ocorrido com um trabalhador sem conhecimento algum com o clorato, e sem nenhum equipamento de segurança, simplesmente o encarregado chegou e disse o que ele tinha que fazer, sem ao menos se preocupar com a segurança do trabalhador.
O texto escancara duas tristes realidades: A demora da justiça para sentenciar causas e imprudências comuns e evitáveis no trabalho que na maioria das vezes coloca em risco a vida do funcionário. No trabalho será discutido o conteúdo do texto, evidenciando as falhas e apontando as soluções.
Com base no texto e na disciplina de introdução a tecnologia em segurança do trabalho responda as questões abaixo:
Quais ações e medidas poderiam ser adotadas para evitar a explosão?
R: O acidente ocorreu em um momento em que pouco se preocupava com a segurança e saúde dos trabalhadores. Nos dias de hoje e seguindo a risca ou mesmo se precavendo com os primórdios da lei n° 6.514 de 22 de dezembro de 1977 onde se destacam as Normas Regulamentadoras publicadas na portaria n° 3.214 de 8 de junho de 1978 o acidente fatalmente seria evitado ou teriam as suas