Análise ética do filme Crash - No limite
DEPARTAMENTO DE DIREITO
ALUNOS (AS): ÉRIKA JANY E ANA BRUNA
ANÁLISE ÉTICA DO FILME CRASH - NO LIMITE
Esse filme é uma criação estadunidense e alemã de 2004, dirigida por Paul Haggis, que se passa na cidade de Los Angeles, onde é retratada uma sociedade sem segregação social, mas que ainda está muito envolvida pelo preconceito e violência; não havendo uma trama central, mas várias situações interligadas.
Para fazer uma análise ética desse filme é necessário primeiramente se ter uma noção do conceito de ética, que é uma reflexão dos valores morais que fundamentam a vida moral. No decorrer do filme são visíveis os casos de racismo, xenofobia e segregação, como por exemplo, a associação do crime aos negros, geralmente por sua raça e por seu nível social.
É notória também a grande generalização que os personagens da trama atribuem para um grande grupo características pertencentes a uma minoria, como é demonstrado na cena em que um lojista é assaltado apenas por ser oriental, sendo culpado ao ataque de 11 de setembro.
É importante ainda ressaltar, como foi visto no filme, a ética individual e coletiva, sendo a primeira aquela em que o individuo só pensa em si e naquilo que lhe trará benefício, como no caso apresentado no filme onde o policial tem uma ética individual preconceituosa, porém esta não é preconceituosa o bastante para fazer este deixar o seu dever de policial e cidadão, dessa forma sua ética coletiva é predominante.
Desse modo, é necessário novas políticas públicas que combatam o preconceito e o racismo, que como foi visto no filme ainda está muito presente na sociedade