MUDANÇAS NO ESPAÇO URBANO DE MACAÉ
RESUMO: Este trabalho mostra a transformação do espaço urbano de Macaé com o novo modelo de mercado depois que o petróleo se tornou o produto mais rentável para a economia da cidade.
Palavras-Chave: Mudança, Crescimento e Espaço.
INTRODUÇÃO:
O texto analisa as mudanças ocorridas no espaço urbano de Macaé, no período compreendido entre a década de 70 e a atual, e está estruturado em duas seções, além desta introdução e das considerações finais.
A primeira seção recupera algumas contribuições de autores que estudam o recente processo brasileiro de urbanização.
A segunda seção revela os impactos provocados em Macaé pela implantação da sede da Petrobras e demais empresas petrolíferas e parapetrolíferas. Analisa o significativo crescimento econômico do município e o conseqüente adensamento populacional.
A construção do grande complexo industrial da Petrobrás trouxe, sem dúvida, grande desenvolvimento para a região, diante do quadro de estagnação econômica que se encontrava a região norte-fluminense, em decorrência da decadência da indústria sulcroalcooleira.
No entanto associado a esse desenvolvimento, a cidade viu crescer a favelização, a violência, o desemprego, a informalidade, a chegada de empresas de bandeiras estrangeiras, a transformação do seu espaço urbano, antes composto de ruas estreitas e pequeno comércio. Um desenvolvimento que ocasionou profundas transformações econômicas e sociais.
Com todos esses aspectos que a cidade foi desenvolvendo, a população da região teve que se habituar a nova rotina, onde a cidade crescia de forma desordenada e seu espaço mudava aos poucos mediante as tantas flexibilidade que o novo mercado nos mostrava.
2- Algumas Contribuições Para a Compreensão do Recente Processo Brasileiro de Urbanização:
Esta seção procura destacar alguns aspectos relevantes do atual processo de urbanização brasileiro e serve como subsídio teórico para