mundo
Centro de Estatísticas, Estudos e Pesquisas
CEEP
Conheça o CEEP
A Estatística no RJ
Projetos e Atividades
Dados Socioeconômicos
PIB Estadual/Municipal
Boletim de Conjuntura Econômica
Anuário Online
Informações do Território
Divisão Politico-Administrativa
Divisão Regional
Posição e Extensão
Ambiente
Produtos Ceperj /CEEP
Publicações
Onde comprar
Fale com CEEP
Histórico das Regiões de Governo
O Grande Rio e a Baixada Fluminense
Divisão político-administrativa do Estado do Rio de Janeiro, segundo as Regiões de Governo e municípios
Divisão regional, segundo as mesorregiões, microrregiões geográficas e municípios
Estado do Rio de Janeiro
Regiões de Governo
O Estado do Rio de Janeiro está dividido em oito Regiões de Governo. Esta divisão está apoiada na Lei n° 1.227/87, que aprovou o Plano de Desenvolvimento Econômico e Social 1988/1991. Desde então, foram feitas algumas alterações tanto na denominação quanto na composição dessas Regiões. São elas: Metropolitana, Noroeste Fluminense, Norte Fluminense, Baixadas Litorâneas, Serrana, Centro-Sul Fluminense, Médio Paraíba e Costa Verde.
Decorridas duas décadas, sente-se a necessidade de uma nova regionalização para o Estado do Rio de Janeiro, que sofreu neste período muitas mudanças na sua organização espacial. O texto a seguir apresenta um resumo das características de cada uma dessas Regiões.
Região Metropolitana
A Região Metropolitana concentra capital, infraestrutura e força de trabalho. Aí se encontra a maior parte das indústrias do Estado, formando um parque industrial bastante diversificado. Reúne também serviços altamente especializados nos setores financeiro, comercial, educacional e de saúde, assim como órgãos e instituições públicas, entre outros.
Congregando 74% da população do Estado, a Região Metropolitana constitui-se também em espaço de pressão social marcado por grandes contradições, pois, muitas