Estrutura Organizacional
Depois que certos membros organizacionais tiverem tomado decisões a respeito das estratégias corporativas, eles precisarão desenvolver a estrutura que tomará mais facil alcançar seus objetivos.
Definimos organização como a função da administração que cria estrutura organizacional. Quando os gerentes desenvolvem ou mudam a estrutura da organização, estão atuando no projeto organizacional. Esse processo envolve a tomada de decisões sobre como os serviços especializados deverão ser alocados, as regras que guiarão o comportamento dos funcionarios e em que nivel as decisões serão tomadas.
Os elementos da estrutura A maioria desses principios ainda proporciona discernimentos valiosos para o projeto de organização eficiente e eficaz.
São os seis elementos básicos da estrutura:
Especialização do Trabalho : As tarefas são dividas em uma série de etapas, cada uma completada por um indivíduo em separado. Essencialmente, os indivíduos se especializam em executar parte de uma atividade em vez de toda ela. Exemplo: A instalação apenas das placas-mãe e dos drives de HD nas linhas de montagem de computadores é um exemplo de especialização do trabalho. Cadeia de Comanda : Um funcionário que responde a um ou mais chefes talvez tenha de conviver com ordens ou prioridades conflitantes. Nesses raros momentos em que o princípio da cadeia de comando precisa ser violado, os primeiros autores sempre designaram explicitamente uma separação das atividades e com supervisor para cada uma delas.
Amplitude do controle : À medida que um gerente sobe na organização, tem de lidar com um número maior de problemas mal estruturados. Assim, os gerentes de alto nível precisam de uma amplitude menor que os gerentes de nível médio, e estes precisam de uma amplitude menor que os supervisores. No entanto, estamos presenciando algumas mudanças nas teorias sobre as amplitudes eficazes do controle. Ela também foi expandida no governo federal, onde se implementam esforços para