Seminário ADM DA PRODUÇÃO
PPCP – Planejamento, programação e controle da produção.
O que é o PPCP? É uma área da decisão da manufatura, objetiva o planejamento bem como o controle de todos os recursos do processo produtivo, para, então, gerar bens e serviços.
Também designa um sistema de transformação de informações, porque o PPCP recebe várias informações, como por exemplo: vendas que estão previstas, modos de produzir, estoques existentes, capacidade produtiva da Organização etc. Logo após ter acesso a estas informações, o PPCP transforma as mesmas em ordens de fabricação, indo deste o planejamento até o controle gerenciamento dos suprimentos de materiais e atividades, visando produzir por métodos que atendam o programa de vendas estabelecido, cumprindo as metas e prazos.
Então, o PPCP é um sistema de informações que se relaciona à estratégia de manufatura e apoia as tomadas de decisão tática e operacional da empresa, referente a várias questões: o que produzir e comprar, com que recursos produzir, quando produzir e comprar, quanto produzir e comprar.
Os Ambientes de manufatura
• MTS – FABRICAÇÃO PARA ESTOQUE (MAKE TO STOCK): são produzidos os produtos padronizados baseados em todas as previsões de demanda. Apresentam vantagem da rapidez na entrega dos mesmos, mas geram altos níveis de estoque porque a empresa precisará estocar estes produtos prontos.
• ATO – MONTAGEM SOB ENCOMENDA (ASSEMBLE TO ORDER): a empresa estoca os subconjuntos e aí monta o produto desejado após receber o pedido do cliente.
• MTO – FABRICAÇÃO SOB ENCOMENDA (MAKE TO ORDER): o produto final (ou seja, o desejado pelo cliente) é feito a partir de contatos com o consumidor, sendo longo o prazo da entrega, porque o produto é projetado ao mesmo tempo que é produzido.
• ETO – ENGENHARIA SOB ENCOMENDA (ENGINEERING TO ORDER): o produto final, sendo sua montagem final e a produção de seus componentes, são feitos a partir das decisões do cliente, ou seja, não há possibilidade de ser colocado