Origens e aplicações de recursos
4.1 ORIGENS DE RECURSOS
No desempenho de suas atividades, as pessoas jurídicas podem contar com recursos provenientes de duas origens ou fontes:
1 - recursos próprios;
2 - recursos de terceiros.
A constituiçãode uma sociedade se dá por meio de recursos fornecidos pelos sócios para a formação do patrimônio da pessoa jurídica. Trata -se do capital social inicial, que representa recursos próprios. Igualmente, são recursos próprios os originários dos aumentos de ca pital mediante o ingresso de novos recursos.
Os resultados positivos apurados nas atividades empresariais também representam recursos próprios, uma vez que não correspondem a obrigações. Portanto, são recursos próprios os decorrentes de receitas, lucros e ganhos obtidos pela sociedade em transações com terceiros, tais como os rendimentos auferidos com aplicações financeiras, aluguéis de imóveis próprios, lucro na venda de mercadorias e serviços.
Parte dos lucros apurados pela pessoa jurídica é distribuída a os seus acionistas ou sócios, sendo o valor restante retido, na forma de reservas e lucros acumulados, para reinvestimento na empresa. A parcela não distribuída dos lucros permanece no patrimônio, como parte do capital próprio. No decorrer de suas operações, a empresa utiliza recursos de terceiros, oriundos de empréstimos e financiamentos, aceite ou emissão de títulos de crédito representativos de dívidas, salários a pagar, tributos e contribuições a pagar etc.
Os recursos próprios (capital próprio) são representados pelo patrimônio líquido:
Patrimônio Líquido = Recursos Próprios
Os recursos alheios (capital de terceiros) são representados pelo passivo exigível:
Passivo Exigível = Recursos de Terceiros
A soma dos recursos de terc eiros com os recursos próprios forma o capital total à disposição:
Capital Total à Disposição = Recursos de Terceiros + Recursos Próprios
Capital Total à Disposição = Passivo Exigível+ Patrimônio L íquido
O