Unidade web - comunicacao e expressao 1
Dia do amigo
O dia do amigo foi adotado em Buenos Aires, Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo. Foi criado pelo argentino
Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo. Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema "meu amigo é meu mestre, meu discípulo é meu companheiro. No Brasil, o dia 20 de julho também é adotado como dia do Amigo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_amigo
Acessado em 05/10/2009 às 17h09.
Selecione a alternativa correta:
Resposta
Resposta Selecionada: c.
Pelo fato de apresentar informações, a função predominante deste texto é a REFERENCIAL.
Resposta Correta: c.
Pelo fato de apresentar informações, a função predominante deste texto é a REFERENCIAL.
Feedback da resposta:
Resposta Correta: Pelo fato de apresentar informações sobre a criação do Dia do Amigo, a função predominante deste texto é a REFERENCIAL, não há envolvimento pessoal do autor. Se o texto estivesse em primeira pessoa, como um relato subjetivo sobre o assunto, teríamos a função EMOTIVA OU EXPRESSIVA.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos Leia o texto e responda:
Cultura apresenta especial sobre "Manifesto Antropofágico
O programa "Entrelinhas", apresentado por Paula Picarelli na TV Cultura, traz neste domingo (27), às 21h, reportagens sobre o movimento antropofágico.Lançado no dia 1º de maio de 1928, o "Manifesto Antropófago", escrito por Oswald de Andrade, é um dos documentos mais importantes do modernismo e da cultura brasileira de modo geral.
A concepção da antropofagia também contou com a participação da pintora Tarsila do Amaral e do poeta Raul Bopp. A escritora Veronica Stigger conta detalhes dessa história e fala sobre a importância da contribuição de Tarsila para o movimento