A escola
A escola é muito importante por fazer a mediação entre o individuo e a sociedade, com o importante papel de preparar as crianças para viverem no mundo do adulto aprendendo a trabalhar e assimilar as regras sociais, conhecimentos, valores, comportamentos, com as técnicas como a escrita, o cálculo e as técnicas corporais , musicais e social.
INSTITUIÇAO ISOLADA DA SOCIEDADE
A escola, que deveria fazer a mediação entre o individuo e a sociedade, tornou-se instituição fechada, com finalidade de proteger a criança dessa mesma sociedade. Assim a escola acaba por ensinar um conhecimento distante da realidade social, criam-se regras diferentes das vigentes na sociedade, substitui-se a realidade social pela realidade escolar.
A ESCOLA COMO MEIO DE PREPARAÇAO PARA A VIDA
A escola também é definida como um meio que prepara para a vida. Acredita que cultivando o individuo a ser desenvolvido dentro de cada um de nós, que, por natureza, é bom. Prepara-se o individuo no que ele tem de bom para, após certo tempo, entregá-lo á sociedade a fim de transformá-lo na direção do que é naturalmente, bom nos seres humanos. No entanto, é tarefa da escola zelar pelo desenvolvimento da sociedade e, para isso, precisa criar indivíduos capazes de produzir riquezas, criar, inventar, inovar, transformar. A escola surgiu para responder a necessidades sociais de preparo do individuo para a vida pública. A família ficou apenas com a formação moral de seus filhos. Hoje, a escola ocupa grande parte da sua vida de seus alunos. Ensina técnicas, valores e ideais, ou seja, vem cada vez mais substituindo as famílias na orientação.
PORQUE MANTER A ESCOLA
Apesar dos problemas a escola constitui um importante local de obtenção de informação e de aprendizagem da investigação. O desafio de transformar a escola não pode ser confundido, com a defesa do fim dessa instituição. Os conhecimentos que nos cercam são úteis porque desenvolvem a possibilidade da