Contabeis
CURSO TÉCNICO EM CONTABILIDADE
TURNO MANHÃ
TURMA 217
MEIRIELEN ALÍPIA DA SILVA
PATRÍCIA DOS SANTOS RIBEIRO
RAYANE TEIXEIRA PENA
ROBERTA OLIVEIRA CAETANO
DOAR-DEMOSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS
BELO HORIZONTE
2011
MEIRIELEN ALÍPIA DA SILVA
PATRÍCIA DOS SANTOS RIBEIRO
RAYANE TEIXEIRA PENA
ROBERTA OLIVEIRA CAETANO
DOAR-DEMOSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS
Trabalhos apresentados à disciplina de Contabilidade Gerencial do terceiro módulo do Curso Técnico em Contabilidade, Turma 217, da Escola de Educação Profissional Newton Paiva.
Professor Orientador: Paulo stigert
BELO HORIZONTE
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO4
2 DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS5
2.1 Objetivos da Demonstração5 2.2 Obrigatoriedades5
2.3 Estrutura da DOAR6
3 CCL8
4 CONCLUSÃO9 REFERENCIAS10
1 INTRODUÇÃO
Séra apresentado neste trabalho o conceito, os objetivos, as obrigatoriedades e algumas curiosidades sobre a DOAR-Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos.
Também será apresentada qual a importância e qual a influencia do CCL(Capital Circulante Liquido) na elaboração de uma Demonstração recursos, seja origem ou aplicação.
2 DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS
É simplistamente a comparação entre dois balanços consecutivos, os quais identificam as variações ocorridas na estrutura financeira da empresa durante o período considerado, permitindo melhores critérios para análise financeira, ou seja, é um relatório contábil destinado a evidenciar, num determinado período, as modificações que deram origem às variações no Capital Circulante Líquido da entidade, ela ajuda a compreender como e porque a posição financeira mudou de um exercício para outro.
Os financiamentos estão representados pelas origens de recursos, e os investimentos pelas aplicações de recursos, sendo que o significado de recursos aqui não é simplesmente o de