Origem e aplicações de recursos
O capital que vemos no Patrimônio Líquido representa os bens com os quais o proprietário inicia as suas atividades. Ele é chamado de Capital Inicial ou Capital Nominal. Este valor inicial será sempre a parcela que pertence aos sócios e que lhes caberá em caso de liquidação ou paralisação das atividades da empresa. Chamamos de Capital Total o montante de capital que está a disposição da empresa, representando os recursos totais que a empresa dispõe. O Passivo mostra a Origem de Capitais, ou como a empresa conseguiu os recursos que possui. Enquanto o Passivo mostra a Aplicação destes capitais, ou onde a empresa aplicou os recursos provenientes do Passivo.
PASSIVO – Origem de Recursos: o Passivo representa a origem dos recursos da empresa.
CAPITAL PRÓPRIO – aquele originário e pertencente aos proprietários da empresa, o qual sofrerá modificações conforme o desenvolvimento das atividades da empresa, porque a ele serão soma dos os lucros ou subtraídos os prejuízos. Exemplo: Lucro do Exercício – Aumento de Capital
CAPITAL DE TERCEIROS – é a parte correspondente às obrigações que a empresa assume com terceiros. Exemplo: empréstimos e financiamentos.
ATIVO – Aplicação de Recursos: chamamos o Ativo de aplicação dos recursos porque todo o capital é aplicado no Ativo. Exemplo: máquinas, equipamentos, veículos, imóveis, estoques. OBS: Portanto, o Ativo nos mostra onde a empresa aplicou seus recursos ou o seu capital. O passivo nos mostra onde a empresa conseguiu estes recursos ou capital.
ATIVIDADE
1-) Defina o que é Capital Nominal, Total, Próprio e de Terceiros?
2-) Defina o que são os Bens da empresa?
3-) O que são Direitos dentro da Contabilidade empresarial?
4-) O que são Obrigações no Balanço das empresas?
5-) Defina Aplicação e Origens dos recursos.
6-) Explique Situação Líquida Positiva, Negativa e Nula.
7-) Explique o que é Patrimônio Líquido?
8-) Conceitue Balanço