origens da filosofia
TRABALHO I FILOSOFIA: RAZÃO E MODERNIDADE
LUIZA FERREIRA DOS SANTOS VIEIRA
Belo Horizonte
Agosto de 2014
2
Luiza Ferreira dos Santos Vieira
QUESTÕES RELACIONADAS AO TEXTO CONVITE A FILOSOFIA
Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia: Razão e Modernidade, da escola de Arquitetura e Urbanismo da PUC/MG.
Belo Horizonte
Setembro de 2014
3
1. Enumere os principais traços da filosofia nascente.
2. Que significa afirmar que a razão e o pensamento operam obedecendo a leis, princípios e regras universais?
3. Qual é a diferença entre o acaso na natureza e o possível nas ações humanas? 4. Para a ação humana, qual é a diferença entre necessidade, contingência e possível? 5. Resuma os principais legados da filosofia grega para o pensamento ocidental. Tendência à racionalidade: recusa de explicações preestabelecidas; tendência à argumentação e ao debate para oferecer respostas conclusivas para as questões; capacidade de generalização e capacidade de diferenciação, isto é, de mostrar que fatos ou coisas que aparecem como iguais ou semelhantes são na verdade diferentes quando examinados pelo pensamento ou razão.
6. O que é o mito? Por que merecia confiança e era inquestionável?
O mito é uma forma de narrativa que não explica racionalmente a origem das coisas e a realidade, pois utiliza lendas e histórias sagradas para interpretá-las. Merecia confiança e era inquestionável pois vinha através de uma revelação divina transmitida pelo poeta-rapsodo.
7. Quais as maneiras pelas quais o mito narra a origem das coisas?
Encontrando o pai e a mãe das coisas e dos seres, isto é, tudo o que existe decorre de relações sexuais entre forças divinas pessoais.
Encontrando uma rivalidade ou uma aliança entre os deuses que faz surgir alguma coisa no mundo (narra ou uma guerra ou uma aliança entre forças divinas para provocar alterações mundo dos homens). Encontrando as recompensas ou os castigos