Feministas
BETTY FRIEDAN
Editora Vozes Limitada
1971
Título original americano:
T H E FEMININE MYSTIQUE
Copyright © 1963 by Betty Friedan
Tradução de
ÁUREA B. WEISSENBERG
© 1971 da tradução portuguesa by Editora Vozes Limitada
Rua Frei Luís, 100
Petrópolis, RJ - Brasil
Para Carl Friedan e nossos filhos
Daniel, Jonathan e Emily
A mulher brasileira
e a sociedade de consumo
Rose Marie Muraro
PELA
PRIMEIRA
VEZ
NA
HISTÓRIA
DOS
ESTADOS
Unidos, neste livro, Betty Friedan, psicóloga e escritora, denuncia a manipulação da mulher americana pela sociedade de consumo.
Contudo, a denúncia de Friedan não se aplica apenas aos Estados Unidos. Com a costumeira defasagem, a sociedade brasileira também se aproxima dos padrões mais elevados do consumo, principalmente nas grandes cidades. O problema por ela levantado começa, também, a ser o problema da mulher brasileira urbana.
Mais do que nunca as grandes indústrias (principalmente as estrangeiras ou suas subsidiárias brasileiras) utilizam-se entre nós, dos meios de comunicação de massa para ativar nas classes médias o consumo de produtos tanto mais sofisticados quanto inúteis, seja em vestuário como em comodidades domésticas. Apenas com uma diferença do caso americano: o nosso país, como subdesenvolvido que é, se quiser alcançar uma velocidade razoável de desenvolvimento, precisa poupar, ao menos nesse consumo desnecessário.
Vejamos, por exemplo, o caso dos próprios Estados Unidos: como conseguiram os americanos esse grau fantástico de desenvolvimento que o tornou o povo mais rico do mundo? Simplesmente através do trabalho duro das gerações sacrificadas do século XIX e do início deste, voltadas apenas para a produção e não para o consumo, como as de hoje. E este trabalho então sem horizonte, era fundamentado por uma severíssima ética protestante puritana, que salvava apenas as almas daqueles que apresentassem uma vida produtiva em termos de dinheiro e