movimento feminista
Trabalho
De
Sociologia
Movimento Social
São Paulo
2014
E.E. Alexandre de Gusmão
Juliana De Jesus da Silva 3ª H
Movimento Feminista
São Paulo 2014
Sumário:
1. Introdução
2. A transversalidade de direitos na luta pela cidadania
3. Feminismo no Brasil
4. Mietta Santiago
5. Dias Atuais
6. História
7. O Ano de 1922
8. Constituição de 1991
Resumo
O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico. Fazem parte dos movimentos sociais, os movimentos populares, sindicais e a organizações não governamentais (ONGs).
Brasil- Os movimentos sociais brasileiros ganharam mais importância a partir da década de 1960, quando surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas tanto no campo econômico e social. Mas, antes, na década de 1950, os movimentos nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade.
Os principais movimentos sociais no Brasil- As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.
Introdução
Movimento social é uma expressão técnica que designa a ação coletiva de setores da sociedade ou organizações sociais para defesa ou promoção, no âmbito das relações de classes, de certos objetivos ou interesses - tanto de transformação como de preservação da ordem estabelecida na sociedade.
A categoria é ampla e pode congregar, dependendo dos critérios de análise empregados,